05 de Maio de 2014
Justificativa: Diante da observação e dos relatos nas visitas as escolas,
um dos obstáculos para um planejamento efetivo, ainda é a falta de entendimento do referencial
curricular. Diante disto, percebeu importância em dar continuidade ao tema tratado na formação de Abril, por meio
de uma oficina prática para orientar como pode ser um planejamento ou plano de ensino baseado na
metodologia proposta no referencial.
Objetivos:
Utilizar métodos e
técnicas para o ensino e aprendizagem visando o conhecimento estético e
artístico e como este se concretiza no plano de aula ou o planejamento de trabalho do professor.
Possibilitar a reflexão sobre a relação teoria e prática no
ensino de Arte, por meio de vivências estéticas, história da arte e práticas
sociais.
Início - Avisos
e repasses
Encaminhamentos
metodológicos:
ü Apresentação oral: “Princípios e
proposições da metodologia para o ensino de Arte do Referencial Curricular da REME para o Ensino
Fundamental”.
·
Oficina:
Prática
educativa
1ª
Reflexões estéticas a partir do DVD - Reflexões sobre o processo de ensino e
aprendizagem – João Gasparin ( 15 min).
Discussões
sobre como se desenvolve um
planejamento a partir da metodologia baseado nos cinco passos da perspectiva histórico- crítica, do
Referencial Curricular de Arte.
2ª. Entrega da atividade presencial – Elaboração de um
planejamento ou plano
de aula, segundo a metodologia do Referencial da REME.
de aula, segundo a metodologia do Referencial da REME.
3ª Socialização
da atividade: debate sobre a vivência estética e a relação entre a teoria
apresentada e prática do professor.
Formalidades – Entrega do comprovante de frequência, avaliação,
lista de presença distribuição dos textos.
Encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário