O COMPONENTE CURRICULAR – ARTE
No ano de 2005 a Prefeitura Municipal de Campo Grande, na busca de atender a meta de melhoria da qualidade da educação efetivou e desenvolveu ações que propuseram dar aporte à ação docente, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Para isso foi elaborado, entre outras ações, o Referencial Curricular para o Ensino Fundamental. As sugestões e propostas foram analisadas e sistematizadas pela equipe de Arte garantindo a essência da proposta curricular pensada pelos profissionais da educação da REME.
O Ensino de Arte é visto
sob uma nova perspectiva, com uma visão mais ampla para além dos objetivos de transmissão dos conteúdos, dos aspectos
dos objetos e da lógica, mas que contemple os aspectos subjetivos e sensíveis
de ver e compreender o mundo e está
fundamentado na concepção materialista histórica e tem como
finalidade da formação estética.
A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO DE ARTE DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Entendendo
que a Arte não é somente subjetiva, que não nasce apenas de um
estado de inspiração e não se cria somente por intuição, contudo, ainda persiste resquícios de um ensino de
Arte centrado na visão espontaneista e ainda persiste uma certa uma passividade e
indiferença perante as questões históricas e sociais, o que facilita a reprodução de ideia de que a arte é apenas expressão de
sentimentos e destinada somente à auto-revelação.
Desse
modo, esta formação objetivou esclarecer aos professores como está
organizado o Ensino de Arte no referencial curricular. Outro objetivo,
foi retomar um estudo sobre as concepções sobre o a Arte, Ensino de Arte,
estética e educação estética.
Esta
formação aconteceu no Museu de Arte Contemporânea - MARCO, que
recebia a exposição do fotógrafo Pierre Verger. Assim as atividades práticas
pedagógicas foram desenvolvidas por meio de uma visita monitorada pela equipe
técnica do museu.
Finalizou-se
apontando sugestões práticas de como pode ser o planejamento ou plano de
aula, tendo como referência as obras de Pierre Verger, dentro de uma
metodologia baseado na Pedagogia Histórico Crítica do professor João Gasparin.