PREFEITURA
MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
ESTADO DE
MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA
DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
COORDENADORIA
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
NÚCLEO DO ENSINO
FUNDAMENTAL – 6º AO 9º ANO
RELATÓRIO
DA FORMAÇÃO CONTINUADA – PNLD 2017
ARTE
Este ano é a primeira vez que os alunos
do Ensino Fundamental II recebem o livro didático do componente
curricular Arte. Os livros
didáticos apresentam conteúdos e
atividades ligadas às diferentes modalidades artísticas: artes visuais, dança,
música e teatro. Também apresentam unidades que tratam de manifestações
culturais diversas de caráter popular e manifestações artísticas de caráter
histórico, contudo o livro deve servir como um apoio e não como um guia de
práticas didático pedagógicas.
Assim, a organização didática dos livros deve ser articulada de maneira
aberta e flexível, seguindo em primeiro lugar as orientações pedagógicas dos
conteúdos do componente curricular Arte desta secretaria, não havendo, no
entanto uma ordem a ser seguida nas propostas didáticas dos livros.
A partir deste contexto, no livro “Mosaico –
Arte”,observa-se que as propostas em que o estudante é levado a experimentar o
contato com as técnicas convencionais do desenho e da pintura são escassas.
Deste modo, no caso de a professora ou o professor se deparar com interesse por
esse tipo de atividade por parte dos estudantes, é necessário buscar propostas
que não sejam as enunciadas pela coleção. Ler
No livro “Arte por toda parte”, a maior parte das
traduções de títulos de obras segue o padrão de como tal obra ou produto é
exibido, sendo que, em casos muito célebres, o título permanece no idioma
original. Porém, na coleção, foram observados casos em que o nome presente no
livro não condiz com as traduções da literatura em torno de obras de arte e o
nome traduzido pelas distribuidoras, no caso de títulos de filmes e, com menos
ocorrência, pelas editoras, no caso de livros de ficção. Isso acontece em indicações
e em legendas de imagens, sendo recomendado, no caso do exemplo se tornar
significativo no desenvolvimento das aulas, que estudantes, professoras e
professores procurem as diversificadas nomeações que tal obra ou produção
possui.
Diante do exposto na formação continuada PNLD/2017, ficou
assim constituída:
LIVROS
|
02/08
|
03/08
|
04/08
|
05/08
|
TOTAL
|
||
1
|
ARTE
POR TODA PARTE
|
12
|
10
|
13
|
13
|
48
|
1º OPÇÃO
|
2
|
MOSAICO
- ARTE
|
2
|
5
|
5
|
11
|
23
|
2º OPÇÃO
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário